Ads Top

1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade alerta para cuidados com a saúde



A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), participa, no próximo domingo (21), da 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). O evento acontece simultaneamente em sete estados do Brasil e, na Paraíba, a caminhada vai acontecer no Parque da Lagoa, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://www.sbcbm.org.br/evento/sites/caminhadaPB.
 
A ação, de aproximadamente 50 minutos, acontece em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, lembrado no último dia 11 e, tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da atividade física e de alimentação adequada para melhorar a qualidade de vida e reduzir o excesso de peso.
 
“A mobilização primeiramente é um alerta, para nos atentarmos a dados que vem crescendo em todo país no que diz respeito à obesidade”, destacou Adalberto Fulgêncio, secretário de saúde.  “Na rede municipal de saúde, trabalhamos a promoção da saúde e a prevenção de doenças, alertando sempre para o cuidado com a alimentação e para importância dos exercícios físicos, que podem ser feitos nas academias de saúde e nas praças que contam com o Projeto João Pessoa Vida Saudável”, completou.
 
Os eventos também serão realizados em Brasília, Goiás, São Paulo, Curitiba, Vitória, Campinas, Bauru, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, João Pessoa, Manaus, São Luís, Porto Velho e Fortaleza.
 
Dados – Pesquisas apontam o Brasil como o 5º no ranking mundial da obesidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, a  doença é uma realidade para 18,9% dos brasileiros.  Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%).
 
Nos últimos anos houve um aumento do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes.
 
Augusto Almeida, cirurgião geral e presidente do Capítulo da Sociedade da Paraíba, explica que o sobrepeso e a obesidade têm origem numa série de fatores, mas principalmente no hábito do mundo moderno de consumir cada vez mais produtos processados - com a adição de substâncias que os torna mais duráveis, palatáveis e atraentes, normalmente derivadas de gorduras e açúcares.
 
“A soma do desequilíbrio com a balança e hábitos sedentários acarreta em grandes prejuízos à saúde, e com elas, doenças crônicas, como problemas de pressão arterial, diabetes e até, doenças cardiovasculares”, completou o médico.
 
Caminhada -  A caminhada é coordenada por cirurgiões, educadores físicos e profissionais  multidisciplinares associados à SBCBM, durante o evento, será realizado atendimento ao público para diagnóstico de sobrepeso, obesidade, bem como orientações sobre o nível de peso. Também poderão ser realizadas atividades e aulas aberta à população.
 
A campanha trabalha quatro princípios básicos para manter a saúde e o peso saudável: comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem.




SecomJP

Acompanhe mais notícias do Canal do Povo
Facebook, TwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a gente:
Telefone: (83) 993191 9890
WhatsApp: (83) 993191 9890
E-mail: canaldopovopb@gmail.com
Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.