Ads Top

OPINIÃO: As eleições 2018 e o prenúncio do fim político de Expedito Pereira



As eleições de 2018 apontam para a ‘morte política’ de algumas figuras tarimbadas. Na Paraíba, além da impensável derrota de Cássio, outras decepções foram percebidas. Uma delas aconteceu na cidade de Bayeux.

Recebido com toda pompa e circunstância na sua volta ao MDB, o ex-prefeito Expedito Pereira não conseguiu convencer o eleitorado de Bayeux a votar em seu candidato a deputado estadual. O petista Zé Paulo teve apenas 1486 votos na terra do caranguejo. Uma votação pífia para quem tinha um ex-prefeito como maior cabo eleitoral.

O federal de Expedito teve menos votos ainda, apenas 675 cidadãos de Bayeux foram movidos a votar no jovem e promissor Hugo Motta (PRB). Aparentemente o ex-prefeito mais atrapalhou do que ajudou.

Expedito que seria o grande cabo eleitoral de Maranhão não conseguiu atrair votos e Zé teve praticamente a mesma votação de 4 anos atrás, quando foi eleito senador.

Se o MDB aspira voltar a governar Bayeux é bom repensar a estratégia e reconhecer que Expedito já não agrega tanto quanto antes. Em tempos de renovação talvez seja o momento de acreditar em nomes como o do polêmico e articulador vereador Adriano Martins.

O jovem parlamentar ensaiou ser candidato a deputado estadual, mas desistiu para aceitar o convite e assumir a Secretaria de Infraestrutura da cidade. Em pouco tempo de campanha, Martins conseguiu fidelizar um bom número de votos a Raniery Paulino, que foi reeleito deputado estadual.

Em um cenário que mostra um Expedito cansado, sem força política para agregar, o MDB precisa decidir os rumos que vai tomar. Se optar por acreditar no projeto de Expedito, corre o risco de repetir em 2020 a mesma estratégia que o levou ao fracasso em 2018.

Avaliando com base nessas eleições, Adriano seria o melhor nome para tentar devolver ao MDB os tempos áureos do próprio Expedito e de Jota Junior.

2020 já começou!



 Caco Pereira



  

Acompanhe mais notícias do Canal do Povo
Facebook, TwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a gente:
Telefone: (83) 99853 2134
WhatsApp: (83) 99853 2134
E-mail: canaldopovopb@gmail.com
Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.