Ads Top

OPINIÃO: No Conde PT tem pior resultado em segundo turno da era Lula



O candidato do PT Fernando Haddad foi o mais votado do Nordeste, mostrando a força do PT na região. No Conde não foi diferente. Porém, um fato chama atenção.

O resultado que o PT obteve nas urnas da cidade do Litoral Sul paraibano foi o pior da história recente do município, mostrando que mesmo com todo empenho do poder local e estadual a cidade diminuiu o índice de votos que costuma dar ao Partido dos Trabalhadores.

Na última eleição presidencial, em 2014, Dilma Rousseff obteve 66,76% dos votos válidos da cidade, contra 33,24% dos votos para Aécio Neves.

Em 2010, a mesma Dilma obteve na cidade 70% dos votos válidos, contra 30% que obteve seu adversário José Serra.

O maior índice de votação do PT para presidente na cidade foi em 2006, quando Lula obteve 82,77% dos votos válidos da cidade, contra 17,23% obtidos por Geraldo Alckmin.

Na eleição deste ano, o candidato do PT Fernando Haddad obteve 64,78% dos votos válidos, contra 35,22 % obtidos pelo presidente eleito Jair Bolsonaro. Até mesmo se compararmos os números absolutos percebemos que da eleição de 2014 pra eleição deste ano o PT conseguiu aumentar pouco mais de 900 votos apenas, mesmo o número de votos válidos tendo aumentado em quase 2 mil.

Isso representa um crescimento irrelevante, pois mostra que o aumento do número de votos válidos ficou dividido em partes praticamente iguais, entre os dois candidatos do segundo turno deste ano, mesmo com todo o empenho daqueles que representam as máquinas públicas, algo nunca visto na cidade.

Então, para aqueles que comemoram o resultado do PT na cidade, achando que isso é um grande feito e mérito dos que estão com a máquina pública local e estadual nas mãos, é bom saber que o PT sempre teve uma excelente votação para presidente na cidade, e essa de hoje foi a pior da sua história recente.




Por Wellington Ribeiro


Acompanhe mais notícias do Canal do Povo
Facebook, TwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a gente:
Telefone: (83) 993191 9890
WhatsApp: (83) 993191 9890
E-mail: canaldopovopb@gmail.com
Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.