Ads Top

Os condenses e as eleições presidenciais



Os eleitores de Conde votaram em todos os postulantes a presidência do Brasil. 2.162 pessoas não compareceram, 616 votaram em branco e 1.513 anularam seus votos. Ou seja, 23,4% dos eleitores de Conde não votaram em nenhum dos candidatos a presidência. Apesar de assustador, o dado ainda está abaixo da realidade nacional onde quase 30% dos eleitores não compareceram ao colégio eleitoral, anularam seus votos ou votaram em branco.
  

O fenômeno Bolsonaro pôde ser observado na apuração das urnas, foram 4.669 votos. O resultado surpreende por contrariar a articulação contra o candidato, encabeçada pela própria gestora, a prefeita Márcia Lucena, que chegou a gravar um vídeo sob a hastag #elenão, onde expôs os motivos pelos quais os condenses não deveriam votar em Jair Messias Bolsonaro (PSL). O fato de haver um bom número de assentamentos, quilombos e até uma área indígena em fase de demarcação também não impediram que o presidenciável fosse o 2º mais votado na cidade.

Outro fato relevante foi não haver uma coordenação específica da campanha na cidade e de poucos líderes políticos o apoiarem publicamente. Entre os que votavam em Bolsonaro a maioria temia perder votos pros seus candidatos e preferiam não falar do apoio ao presidenciável abertamente, deixando o "campo" aberto para o candidato do PT, Fernando Haddad, que obteve 7.604 votos Conde.

Ciro gomes (PDT) obteve 791 votos, Geraldo Alckmin (PSDB) apenas 342, Meirelles (MDB) teve 159, Amoedo (Novo) conseguiu 50 votos, Boulos (PSOL), 39, o senador Álvaro Dias (PODE), 25, João Goulart Filho (PPL) teve 5, Eymael (DC), 3 e Vera Lúcia (PSTU) apenas 2 votos.

Apesar da baixa expressão, os 231 votos de Cabo Daciolo (Patri) impressionaram por ter sido mais que o dobro de Marina Silva (REDE), que teve apenas 114 votos no Município.

Os quase 50 milhões de votos de Bolsonaro em todo o País e os 31 milhões de votos de Haddad levaram ambos ao segundo turno, dia 28 de outubro.




Por Eudes Santiago

Acompanhe mais notícias do Canal do Povo
Facebook, TwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a gente:
Telefone: (83) 99853 2134
WhatsApp: (83) 99853 2134
E-mail: canaldopovopb@gmail.com
Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.