Ads Top

PMJP abre XXVIII Congresso Nacional das Guardas Municipais com representação de mais de 140 cidades




O XXVIII Congresso Nacional das Guardas Municipais foi aberto nesta quarta-feira (17), às 19h, no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), em Água Fria, com cerca de 700 participantes advindos de mais de 140 cidades brasileiras. Nesta quinta (18), a programação começa às 8h, com o credenciamento. A primeira palestra, sobre o “Fortalecimento da Lei 13.022/2015”, começa às 9h30.
O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, em parceria com o Conselho Nacional das Guardas Municipais, e acontece até sexta-feira (19), no auditório do Unipê.
A abertura solene foi realizada com uma homenagem póstuma a CGM Ana Carolina Colaço, pela Guarda Mirim da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com a entrega de uma placa de honra ao mérito aos familiares da homenageada, morta em acidente no dia 30 de março de 2017.
O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Denis Soares, destacou a importância do Congresso. Segundo ele, esse encontro nacional é bastante concorrido em todo o Brasil. “Conseguimos trazê-lo para João Pessoa e nosso objetivo é que seja bastante produtivo e de benefício para a categoria”, almejou.
O comandante da Guarda Municipal de João Pessoa, José Severino de Figueiredo, destaca a importância de sediar o evento. “É um momento de discussão e criação de leis disciplinadoras, projetos, métodos e técnicas, a fim de diminuir os índices de criminalidade que compõe o tema de extrema relevância no cenário atual, ao abordar temas que ajudem na gestão e no planejamento da Segurança Pública Municipal”, considera o gestor.
Carta - Durante os três dias, os participantes irão discutir, além da Lei do SUSP, discutir a padronização das guardas, comunicação e melhoria na qualidade de mediação de conflitos, entre outros temas ligados ao melhoramento do serviço em todo o país. Os participantes irão elaborar uma carta para ser entregue ao Congresso Nacional e ao Ministro da Justiça, pedindo a inclusão da Guarda Municipal no SUSP.
Programação
Dia 18/10
8h – Credenciamento, recepção e workshop
9h – composição da mesa
9h30 – Palestra: Fortalecimento da Lei 13.022/2014
10h50 – Palestra: Tecnologias à serviço da segurança
12h – workshop
14h – Palestra: Colômbia – um caminho para paz
15h15 – Mediação social de conflitos no combate ao racismo institucional, intolerância religiosa, xenofobia e outras violações dos direitos humanos
16h35 – Palestra: As Guardas Municipais na nova lei do SUSP
17h45 – workshop e encerramento
Dia 19/10
8h30 – recepção e workshop
9h – Mesa redonda – atuação das mulheres na Segurança Pública
9h30 – Palestra – Padronização das Guardas Municipais
12h – workshop
14h – palestra – Armamento
15h20 – Palestra – A importância da mediação de conflitos na segurança urbana;
16h35 – Elaboração e aprovação da Carta de João Pessoa
17h45 – Encerramento


SecomJP
Foto:Niaranjan do Ó





Acompanhe mais notícias do Canal do Povo
Facebook, TwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a gente:
Telefone: (83) 99835 5034
WhatsApp: (83) 99835 5034
E-mail: canaldopovopb@gmail.com
Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.