Cecaf comemora comercialização de mais de 736 toneladas de alimentos






A Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), localizada no bairro José Américo, encerra 2018 comemorando o alto número de vendas. O local, que reúne 130 agricultores de 28 municípios da Paraíba, comercializou mais de 736 toneladas de alimentos entre janeiro e novembro deste ano. A Cecaf é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e contempla exclusivamente agricultores familiares que possuem declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que são vinculados a cooperativas.

Frutas, verduras, peixes, mariscos, aratu, camarão, goma, farinha de trigo, mandioca, coco ralado, leite e óleo de coco (100% naturais), queijos, manteiga, ovos e bolos, estão entre os produtos que se pode encontrar, a preços acessíveis na Cecaf. “Como os nossos produtos saem do campo diretamente para a mão do consumidor, sem atravessadores, a qualidade e o preço são diferenciados”, explica Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

Até novembro a Cecaf registrou a comercialização de 736.986, 603 kg de alimentos. Junho foi um dos meses de maior movimentação no local, em virtude do tradicional Festival do Milho. Reunindo preços acessíveis e apresentações culturais, o evento já tem clientela fidelizada. “Conseguimos superar a marca do ano passado vendendo 2.600 mãos de milho e comercializamos mais de 108 toneladas de alimentos só no mês dos festejos juninos”, destaca Rogeany.

Além do Festival do Milho, a Semana do Pescado da Cecaf também potencializa as vendas no local no período que antecede a Semana Santa. Este ano foram comercializadas duas toneladas de peixe. Há uma grande variedade, como atum, serra, tainha, curvina, dourado, cioba, tilápia, xareu, garajuba, ariocó, meca, pescada, guaiabu, xixaro,  aratu, arabaiana, cavala, pescadinha, agulhão vermelho, agulhão branco, agulhinha branca, além de camarão, carne de caranguejo, marisco e camurim. Tudo com o mais alto padrão de qualidade e higienização e vendidos a preços acessíveis.

Artesanato e gastronomia – A Cecaf dispõe ainda de cozinhas especializadas em comida regional e frutos do mar. São comercializados a partir de R$5,00, pratos como bode, galinha de capoeira, carne guisada, risoto de marisco, caldinhos de camarão e caranguejo, camarão ao alho e óleo, entre outros.

Também é possível encontrar uma grande variedade de produtos de artesanato, como toalhas, panos de prato, bonecas, jogo americano, além de mudas de plantas. Tudo é comercializado a preços mais acessíveis à população. “Hoje a Cecaf concentra atividades agrícolas a nível estadual e potencializa também a nossa arte e gastronomia. Esses agricultores que, até então eram prejudicados com a cultura dos atravessadores hoje podem ver o verdadeiro lucro do seu trabalho, que é árduo na vida no campo. O local também conta com uma variedade de produtos e com uma qualidade diferenciada, reunindo inclusive, alimentos orgânicos, benéficos a nossa saúde”, destaca João Furtado, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Localização – A Central de Comercialização da Agricultura Familiar está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1.112, no bairro José Américo. Funciona das 5h às 13h.



Andrezza Carla - SecomJP
Imagem - Reprodução

Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.