Ads Top

OPINIÃO: #RenovaCamara - Por que só agora?

Tenho visto com certa frequência os uso da ‘#RenovaCamara’, para se referir e necessidade de renovação da bancada de vereadores da Câmara Municipal de Conde. Via de regra os adeptos da ‘campanha’ são pessoas que apoiam e ou são ligados a atual gestão do município. A renovação dos protagonistas nos poderes sempre me pareceu algo muito positivo dentro do processo democrático. Mas essa ‘campanha’ pela mudança no legislativo logo agora soa um tanto ruim, parece forçada e revanchista.

Até bem pouco tempo a atual gestão tinha maioria na Casa de Cícero Leite e não havia qualquer menção por parte das pessoas, sobre a necessidade de renovar a Câmara. Tudo parecia tranquilo e havia um pacífico clima de satisfação. Apenas dois, quando no muito, três vereadores se colocavam contrários a gestão em algumas situações, contudo sem impedir a aprovação de projetos importantes.

De uns tempos para cá as relações parecem ter ficado insustentáveis, a bancada de oposição cresceu, tornou-se maior e agora tem o poder de ‘dar as cartas’. Isso parece ser um fator preponderante para quem antes estava satisfeito, agora pedir renovação.

O que preocupa nessa ‘campanha’ não é o desejo de mudança no protagonismo político na Casa de Cícero Leite, mas o fato dele parecer ser movido por um sentimento ‘vingancista’. A lógica parece ser: ‘Enquanto você estava do lado da minha prefeita, eu lhe achava maravilhoso, mas agora que você não apoia a gestão, eu quero mais é que você se exploda’. O problema nesse revanchismo é que não se leva em consideração a identificação popular dos mandatos dos parlamentares, a postura dos mesmos na votação de matérias de interesse geral, o comprometimento dos vereadores com o desenvolvimento do município, enfim, parece que é considerada apenas a condição de ser oposição ou não.

Por fim, não tenho nada contra a renovação. Acho que ela é fundamental. A alternância de poder é imprescindível para o desenvolvimento igual em uma realidade democrática. Mas também é essencial reconhecer quem acerta, independente de se estar do mesmo lado ou não. Sendo assim sugiro que antes de pedir renovação, reflitamos sobre as motivações ou estaremos fadados a sermos meros papagaios digitais, repetindo sem refletir!


Ponto.

Caco Pereira


Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.