Ads Top

Vereadora acusa gestão de ‘descaso com a saúde’, em Patos


Por meio das redes sociais a vereadora Lucinha Peixoto (PC do B), fez duras críticas a Secretaria de Saúde da cidade de Patos e a gestão do prefeito interino Bonifácio Rocha.

As críticas da vereadora são motivadas pelas longas filas para ‘marcação’ de exames junto à Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Patos. De acordo com a postagem, dezenas de pessoas estavam na fila desde as 3 da manhã. 

Lucinha repete algumas vezes a afirmação de que há um ‘verdadeiro descaso com a saúde’. “É um verdadeiro descaso com a saúde pública forçar pessoas humildes a madrugarem em uma fila para marcar um exame para acontecer só ano que vem. E pior: sem data de recebimento; como estará a possível enfermidade após tanto tempo de espera para realizar o exame e receber o resultado?”.

No final a parlamentar ainda questiona: “Ver o povo sofrer e nada fazer é maldade ou incompetência?”


Resposta da Prefeitura:

Em resposta ao CANAL DO POVO, a Prefeitura de Patos esclareceu que o problema da superlotação da Central de Marcação é decorrente do fato da atenção básica não está fortalecida. A grande maioria da demanda da saúde deveria ser resolvida da atenção básica e menor parte seria resolvida na especializada, mas de acordo com Yara Dayane - Gerente da Central Ddee Marcação, em Patos acontece exatamente o inverso, ou seja, a especializada atende maior parte da demanda, ficando sobrecarregada e causando todo o transtorno. “Nós estamos diariamente tentando lutar para que esse quadro seja modificado. Infelizmente esse é um processo que demora, não é algo que seja feita da noite para o dia”, argumento Yara.

Yara ainda acrescentou que a Central marca procedimentos para Campina Grande e João Pessoa, e que no final do ano as cotas diminuem em face da utilização durante todo período anual, fazendo com que haja menor quantidade de vagas.  Além disso, nesse período alguns profissionais médicos entram em período de gozo de férias.

A gerente acrescentou que as providências parar melhorar o atendimento estão sendo viabilizadas, mas que em face do pouco tempo que assumiu as funções ainda está buscando organizar para melhor atender a população patoense.


Da Redação
Fotos: Facebook Lucinha Peixoto

Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.