Ads Top

Voluntários promovem atividade de humanização no Hospital Metropolitano





Colaboradores do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires promoveram, durante a manhã desta sexta-feira (7),  uma atividade voluntária de musicalização no ambulatório, internações e UTIs da unidade de saúde, para levar um pouco de alegria e entretenimento aos pacientes e acompanhantes, como parte da política de humanização desenvolvida no complexo hospitalar.

A ação foi originalmente pensada para apresentar músicas aos pacientes e distribuir panfletos sobre a importância do fonoaudiólogo no ambiente hospitalar, já que a data alusiva a esse grupo profissional será comemorada neste domingo (9). No entanto, à medida que a equipe de fonoaudiólogos passava pelos ambientes, outros colaboradores uniram-se à ação, além dos voluntários do Bate Coração, grupo que promove atividades de humanização no hospital.

Para Tatiana Aires, responsável técnica pela fonoaudiologia do Hospital Metropolitano, a música é uma ferramenta terapêutica. “A ideia foi inspirada no cuidado humanizado, uma vez que os atendimentos à beira leito acolhem não só o sujeito-paciente, como suas emoções. Hoje nós utilizamos a música como ferramenta de comunicação e acolhimento junto aos pacientes, familiares e colaboradores, pois junto à melodia, as pessoas expressam suas emoções”, explicou.
        
Na ocasião, pacientes e voluntários ficaram emocionados, cantaram e interagiram. Os sorrisos e as lágrimas fraternas marcaram o momento.  De acordo com a responsável técnica do setor de psicologia da instituição, Amanda Rios, ações como estas são benéficas, tanto para os pacientes como para os acompanhantes.

“A rotina hospitalar é estressante, e momentos como estes tiram por alguns minutos os pacientes e familiares da hospitalização. A musicoterapia estimula os reflexos cerebrais através da frequência musical, levando a expressividade emocional, estímulo à imaginação e sensações de prazer e alegria”, concluiu.

Musicoterapia - processo terapêutico sistematizado que utiliza a música e seus elementos para atingir objetivos terapêuticos: prevenção, manutenção e recuperação da saúde física e mental.



SecomPB

Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.