Balé Folclórico Sisais busca de apoios para viagem à Europa





Fundado em 2015 o balé folclórico Sisais já tem em seu currículo participação em importantes festivais na Paraíba e fora dela. O nome Sisais é uma referência a fibra que é extraída do agave, planta de origem mexicana que faz parte da flora do território da cidade de Pocinhos, onde de acordo com a história, o cultivo do sisal foi a mais importante atividade econômica do município nas décadas de 50 e 60.

O Sisais desenvolve um importante trabalho com crianças de alto risco, ensinando dança e música popular e trabalhando instrumentos com material reciclável. Coordenado pelos Ativistas Culturais Evandro da silva Gomes e Erivelton da Cunha Nóbrega, conta com aproximadamente 35 componentes, entre dançarinos e músicos. O objetivo maior do Sisais é resgatar e preservar a cultura popular através da dança e da música que em seu repertório de danças constam: Samba, Xaxado, Quadrilha Junina, xote, Baião, Festa para Yemanjá , Bumba-Meu-Boi, Festa do Rosário, Maracatu e Cavalhada de Argolinhas.

Um dos importantes aliados do Sisais em sua divulgação e promoção é o Jornalista Ubiratan Cirne, que é padrinho do grupo e tem empregado esforços em favor do Balé.





O grupo se prepara para uma viagem mais longa e que certamente promoverá grande enriquecimento cultural para os integrantes. O destino é a Europa, especialmente a Itália, para participar de um intenso roteiro cultural.

Mas a dificuldade financeira pode atrapalhar a viagem. O Grupo tem contado com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Pocinhos, que apoia integralmente o Sisais. “Mesmo assim ainda é preciso conseguir mais recursos, pois são enormes as despesas”, diz Marissandra Porto, que é madrinha  e captadora de recursos do grupo.







Da Redação

Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.