BOMBA: Operação Calvário chega ao Conde; ex-assessor da Prefeitura estaria envolvido


A operação Calvário tem promovido diversos estragos na política paraibana. Secretários já ‘caíram’ depois da delação de Livânia Farias. Mas provavelmente os desdobramentos ainda serão maiores.

Nesta terça-feira (30) em mais uma fase da operação, diversos mandados de busca e apreensão, além da prisão de Maria Laura Caldas de Almeida Carneiro aconteceram e movimentaram o cenário político e jornalístico do estado.

A prisão de Laura Caldas e as buscas e apreensões em imóveis ligados a um homem com quem supostamente ela teria um envolvimento íntimo (segundo depoimento de uma das testemunhas), apontam para a cidade de Conde, no Litoral Sul do Estado. O homem em questão é Ricardo Jorge Castro Madruga.

Quem é Ricardo?



Em um dos depoimentos de testemunhas da operação Calvário Ricardo é identificado como “secretário de finanças do de Conde”.  Mas ele nunca ocupou tal função.

Em 24 de abril de 2018 Ricardo Madruga foi nomeado Assessor Especial da prefeitura com lotação no Gabinete da Prefeita. Meses depois, foi demitido, supostamente após um alerta do TCE a respeito de acúmulo de funções de Ricardo, no Conde e em João Pessoa.

Curiosamente para a mesma função, alguém de ligação muito íntima foi nomeada para no dia 28 de setembro, conforme publicação no Diário Oficial do Município.



Ricardo foi exonerado no dia 20 de agosto de 2018. Confira abaixo:





Nossa Redação manteve contato com a Prefeitura do Conde por meio do Secretário de Comunicação Walter Galvão. Sobre Ricardo, Walter apenas informou que ele não ocupa função na gestão municipal. 

Ocorre que as redes sociais da própria gestão apontam para uma resposta diferente. Em reunião realizada no último dia 15 de abril, com a legenda “Momento de avaliar ações e alinhar metas em busca do crescimento de nossa cidade. A Prefeita Márcia Lucena os Secretários e Secretárias, Coordenadoras e Coordenadores da Gestão Municipal reunidos na tarde desta segunda-feira (15), em mais um espaço de diálogo e compartilhamento de experiências. A Cidade Unida pelo Desenvolvimento”, Ricardo é fotografado como participante da mesma. Está sentado inclusive no que parece ser a mesa central do encontro, bem próximo da prefeita Márcia Lucena.

Confira a publicação:



No dia 19 de dezembro de 2018 Ricardo participou da Sessão da Câmara de Vereadores que discutiu o Projeto da Planta Genérica de Valores. Em dado momento da discussão é chamado de Secretário, pelo vereador Malba de Jacumã, dando a entender que era assim que Ricardo era apresentado na cidade. Veja no vídeo abaixo (Confira a partir de 1h13 minutos)




Confira os documentos citados nesta matéria:

1. Depoimento que cita Ricardo Madruga e sua ligação com Laura (página 14, 15), bem como mandado de busca e apreensão nos imóveis reportados a Ricardo. 

2. Diário Oficial de Conde com nomeação de Ricardo Madruga;


A presente matéria poderá ser atualizada a qualquer momento com informações e ou declarações dos citados.



Da Redação

Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.