Ads Top

Secretaria de Saúde de Conde intensifica ações e realiza Dia ‘D’ contra Malária neste sábado



As ações da Prefeitura de Conde, por meio da Secretaria de Saúde, continuam sendo intensificadas para combater novos casos de Malária na cidade. Neste sábado (12) será realizado o Dia ‘D’ contra a doença, nas regiões de Jacumã e Carapibus. A intenção é visitar residências, procurar focos e conscientizar a população a estar junta nesta luta. A concentração acontece na Praça do Mar, em Jacumã, a partir das 9h da manhã.

Para a secretária de saúde de Conde, Renata Martins, a participação da sociedade é indispensável e essencial para ajudar nas ações. “A população está compreendendo que o combate vai além das ações realizadas pela Prefeitura. A conscientização deve estar em cada um. Só assim vamos conseguir evitar que novos casos apareçam”, ressaltou.

Materiais informativos também serão distribuídos para a população. A ideia é apresentar medidas que podem ser tomadas diariamente para evitar novos casos, como o uso de repelentes, roupas claras, mosqueteiros e evitar áreas onde o mosquito transmissor costuma se reproduzir e agir (áreas de mata e rios, principalmente no início da manhã e final da tarde).

Ação do Mosquito

O mosquito transmissor da doença é chamado de Anopheles, também conhecido como mosquito-prego. Ele é bastante comum em regiões com rios e matas, como é o caso de Conde. O que não é comum na região é a Malária, onde se aponta uma suspeita de que uma pessoa infectada trouxe a doença para a região, possivelmente, durante o período de Carnaval.

Ações de monitoramento e combate

Como forma de tranquilizar e oferecer mais segurança à população, a Secretaria colocou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jacumã em esquema de plantão excepcionalmente neste sábado.

Em relação as outras UBS’s que normalmente funcionam de segunda a sexta-feira, a Secretaria de Saúde também destacou que qualquer atendimento de urgência pode ser realizado na Unidade de Pronto Atendimento (Policlínica), no Centro da cidade, que funciona durante 24h.

Em caso de dúvidas ou informações, a população pode entrar em contato com o Departamento de Vigilância em Saúde do Município através do (83) 9 8187.6740.


Secomd

Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.