‘Ligue o motor do avião’, diz secretário de Estado dos EUA a Maduro




O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, mandou um recado nesta terça-feira, 30, ao líder venezuelano Nicolás Maduro: “Ligue o motor do avião e parta o mais rápido possível.” À imprensa, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos comentou que Maduro tinha seu avião pronto no aeroporto para fugir para Cuba. Na última hora, porém, o presidente russo, Vladimir Putin, o teria convencido a não escapar.

As consequências de ter ouvido o russo serão mais graves, se o venezuelano tentar resistir, emendou Pompeu, que repetiu afirmações anteriores de seu colega John Bolton, assessor de Segurança Nacional da Casa Branca. Pouco antes, Bolton afirmara que importantes aliados de Maduro estavam convencidos da necessidade de ele renunciar.

Durante uma entrevista à rede de televisão CNN, porém, Pompeo não quis responder se os Estados Unidos iam garantir o espaço aéreo do avião de Maduro em seu trajeto a Cuba. Por várias vezes, repetiu: “O senhor Maduro sabe quais são nossas expectativas.” E concluiu não haver mais saída para uma permanência negociada do líder bolivariano na Venezuela.

O secretário de Estado insistiu que a opção militar continua sendo considerada, assim como o fez Bolton. Mas não entrou em detalhes e se disse confiante sobre o retorno da democracia à Venezuela.



Tom Williams/CQ Roll Call


Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.