Pocinhos, o novo berço de resgate das raízes juninas no Cariri




A cada ano as festividades juninas da cidade de Pocinhos vêm crescendo e ganhando um destaque cada vez maior. Em 2019 a festa manteve a força das noites no Arraiá do Cariri e da belíssima Cavalgada Turística e Ecológica, além de ter ganhando muito com o surgimento do Festival de Folclore e das diversas apresentações de repentistas que abrilhantaram o Arraial do Cariri.

De 21 a 29 de junho a cidade esteve mergulhada em uma atmosfera de valorização da cultura regional, de exaltação dos artistas da terra, apresentação de poetas, repentistas, etc. A principal atração foi o renomado cantor Vicente Nery. Mas além dele, diversos artistas se apresentaram nas noites de festa, muitos deles eram da cidade, o que demonstra valorização.

O reconhecimento da cultura regional e dos artistas da terra é um dos aspectos que merece destaque e que são responsáveis pelo sucesso das festividades. Mas outros fatores foram fundamentais. A segurança e a postura pacífica e acolhedora da população de Pocinhos fazem com que a cidade seja agradável aos turistas que a cada ano enchem as ruas. As festividades acontecem em um clima de muita paz e alegria.

Digna de aplauso e de toda a comemoração por parte dos pocinhenses, a VII Cavalgada Turística e Ecológica foi prestigiada por centenas de cavaleiros e amazonas das mais diversas regiões da Paraíba e de estados vizinhos. O caráter filantrópico deve ser exaltado e reconhecido. Foi promovida arrecadação de várias latas de leite para doação aos hospitais Napoleão Laureano, FAP e ao Antônio Luiz Coutinho.  As ruas de Pocinhos ficaram tomadas de pessoas e era visível o sentimento de alegria e de uma emoção muito positiva.

Realizado pela primeira vez, o Festival de Folclore foi um sucesso absoluto. Participaram os grupos Tropeiros da Borborema e Acauã da Serra de Campina Grande, o Balé Folclórico Sisais de Pocinhos e a CIA de Danças Folclóricas Trilhas da Amazônia de Belém do Pará, em uma belíssima mistura de culturas.  O Ginásio municipal esteve lotado em todas as noites do evento, o que evidencia que a população de Pocinhos está cada vez mais envolvida com a cultura e comprometida com o desenvolvimento do turismo e da cultura.

Projeto antigo que apresentado ao Prefeito Cláudio Chaves, pelo Secretário de Cultura Hélder de Oliveira e pela secretária adjunta Marissandra Porto, o Festival deu mostras claras de que veio para ficar e engrandecer ainda mais o São João de Pocinhos.

A grande atração do Festival foi o ‘Trilhas da Amazônia’. Vindo da região Norte, o grupo encantou a todos e ainda promoveu interação com pacientes atendidos pelo CAP’s, desfilou pelas ruas da cidade sempre com muita alegria e fez um intercâmbio com o Balé Folclórico Sisais, promovendo uma troca de experiências muito valiosa.

Em face de tudo que foi exposto, não é exagero dizer que Pocinhos surge como um berço de resgate das raízes juninas. O crescimento do Arraial do Cariri, a consolidação da Cavalgada Turística e Ecológica e o surgimento do Festival de Folclore colocam definitivamente a cidade na rota do turismo cultural da Paraíba. Pocinhos é sem dúvida alguma, uma das cidades mais requisitadas no Cariri Paraibano no que diz respeito a festividades juninas. E isso é resultado de muito esforço, dedicação e compromisso de todos.







ASCOM POCINHOS




Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.