Conde promove VIII Conferência Municipal Democrática da Assistência Social



Com o tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, a Secretaria de Trabalho e Ação Social da Prefeitura de Conde, promoveu nesta segunda-feira (30), a VIII Conferência Municipal Democrática de Assistência Social. O evento foi realizado no Centro de Criatividade Professor Iveraldo Lucena e contou com a participação de representantes das Secretarias e Coordenadoria da gestão municipal, estudantes, lideranças comunitárias e membros dos serviços de assistência do município.

A Conferência com a metodologia democrática foi uma solicitação dos movimentos de assistência social, com o intuito de poder provocar o debate com a maior quantidade de pessoas e partir desse novo formato de discussão, delinear as diretrizes para aperfeiçoamento e consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em seu nível de município com as políticas públicas e diretos da população.

A prefeita Márcia Lucena fez a abertura da Conferência e destacou a importância do trabalho de assistência no município de Conde. “Todo espaço para discussão das políticas públicas, são importantes e essenciais para a população. A política de assistência que atende a população de Conde tem a função social de organizar e estruturar determinadas ações que possibilitem as pessoas de segurem seus caminhos de forma correta e igualitária, sem favorecimentos. Este é o momento de traçar metas, debater ideais, tudo voltado para o bem da população condense”, disse a prefeita.

Durante todo o dia, os participantes assistiram palestras e foram divididos em grupos de trabalhos para que fossem discutidos temas e ideias para que fossem apresentados ao final da Conferência. O evento reuniu coordenadores de programas, entidades e organizações de assistência social, usuários dos serviços de assistência, poder público e sociedade civil.

“A Conferência serve para rever conceitos essenciais para reafirmar o trabalho que vem sendo realizado pela política de assistência dentro do município de Conde. É preciso que as pessoas saibam diferenciar o que é assistência e assistencialismo de assistência social. Estamos promovendo um processo democrático, dando voz a todos e todas que estão aqui participando. Este é um espaço onde vamos compreender de forma coletiva, as situações, contextos e demandas sociais”, disse a Secretária de Trabalho e Ação Social, Diana Maranhão.

Ao final da Conferência, foram eleitos os delegados e apresentados os resultados dos grupos de trabalhos, de onde serão avaliadas as discussões para serem encaminhadas para a Conferência Estadual e Nacional Democrática, que será realizada no mês de novembro, em Brasília.






Secomd


Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.