Prefeita Márcia Lucena participa de lançamento oficial do Censo 2020 em Conde




A Prefeita Márcia Lucena participou, nesta terça-feira (01), do lançamento oficial do Censo 2020 no município de Conde. O evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi realizado no Centro de Criatividade Professor Iveraldo Lucena e contou com a participação de representantes do poder legislativo, servidores da gestão municipal e representantes das comunidades de Conde.

Durante o lançamento do programa foi realizada a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo. A coleta de dados e visitas domiciliares acontecerão entre os meses de agosto e outubro de 2020, e vai envolver no município de Conde, mais de 20 pessoas, entre agentes censitários municipais, supervisores e recenseadores.

A prefeita destacou a importância da realização do Censo não só em Conde, mas em todo o país. “O Censo é uma ferramenta de fundamental importância para qualquer gestor público, pois é através dele que conhecemos ainda mais a realidade de cada região do nosso município e com isso, reforçar os trabalhos desenvolvidos por meios das políticas públicas que temos para oferecer a população, pensando no bem estar de todos e todas”, disse Márcia Lucena.

Durante a reunião, o Coordenador Operacional do Censo, Francisco Eugênio agradeceu o apoio da Prefeitura de Conde e ressaltou a importância de a população receber as equipes e responder os questionários corretamente. “O Censo traz a identidade de cada região do país e aqui no Conde não será diferente. São dados essenciais e por isso reforçamos que os moradores não se preocupem e podem receber os recenseadores em suas residências e respondam as perguntas corretamente”, ressaltou.

O Secretário de Planejamento, Flávio Tavares também participou da reunião e falou sobre as ações e trabalhos que a SEPLAN vem desenvolvendo em parceria com o IBGE e que vão facilitar o trabalho das equipes do Instituto. “O Censo é um dos principais dados que podemos ter para controle em nosso território. Em escala de município é importante ter esses dados de forma segura, precisa e consolidada. O município nunca teve esta série de histórico de dados, que estamos implantando, desde 2017, desde a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação que é o Zoneamento, a implementação das zonas especiais de interesse sociais (ZEIS) e todos os outros atributos do controle do solo dentro do município.

Censo 2020 - As atividades da pesquisa de campo acontecerão em todo o país a partir de agosto de 2020 e encerando em outubro do próximo ano. Nos levantamentos, serão colhidas informações sobre características dos moradores, domicílios, migração, educação, trabalho e rendimento, entre outros. Os resultados podem ser utilizados para acompanhar o crescimento da cidade; identificar áreas prioritárias para investimentos em saúde, educação, habitação, transportes e energia; formular programas sociais para assistência a crianças, jovens e idosos; além de facilitar a identificação de locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico.


Secomd


Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.