Rota Turística Estratégica do País, Conde cresce nacionalmente e passa a fazer parte do programa Investe Turismo do Governo Federal



 
O investimento da prefeitura municipal de Conde em alavancar o turismo local começa a render frutos e obter reconhecimento nacional. O município, juntamente com o Sebrae/PB e o Governo do Estado, passou a ser incluído no Investe Turismo, programa do Governo Federal que tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade, a competitividade e gerar empregos em Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil.
 
Segundo o secretário de Turismo da cidade, Aristóteles Souto Maior, a inclusão do município de Conde no programa aconteceu graças ao crescimento da região no mapa nacional com a criação da Rota dos Tabajaras, que abrange ainda os municípios de Pitimbu e Caaporã.
 
“Por nos termos crescido no mapa nacional, por nos termos nos desenvolvido, houve até uma separação entre João Pessoa e Conde porque os dois pertenciam a um mesmo território e com o apoio do Governo do Estado e dos outros municípios criamos a Rota dos Tabajaras e fomos contemplados com o Investe Turismo”, destacou.
 
O programa, conforme o secretário, está levando consultoria e capacitação para o município e já nos próximos dias 18 e 19 de outubro deste ano a cidade irá participar do festival JPA Travel Market, o antigo  festival de turismo JPA, também conhecido como o maior festival do Nordeste no segmento, que acontecerá no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa.
 
“A gente vai participar no estande do Investe Turismo levando muita economia criativa e levando os parceiros do pleito turístico, a hotelaria, os passeios turísticos e o tudo que há de novidade junto também com algumas associações”, contou.
 
Como foi contemplada para participar do Investe Turismo, o investimento da gestão para participar do evento é zero. “O governo federal liberar os recursos através de capacitações e de consultorias, por exemplo uma parte ele já está liberando para o festival de turismo, o governo federal que está pagando o estande, o município não está tendo gasto nenhum com isso”, ressaltou.
 
Até agora já foram realizadas duas capacitações, sendo uma para condutor local e outra para consultoria gastronômica para Praça de Alimentação de Coqueirinho. Outras capacitações para a Rua do Sol também estão sendo elaboradas, já que o local está fechado para o trânsito.
 
“A gente está focando muito em evento na Rua do sol, então, nada mais justo que capacitar os comerciantes da localidade, para que eles sejam os beneficiados com essa iniciativa”, emendou.
 
O QUE SÃO AS ROTAS? - No Programa Investe Turismo, uma rota turística estratégica é o agrupamento da oferta turística de um ou mais municípios, para fins de planejamento, gestão, atração de investimentos, promoção e comercialização turística.
 
Dentre os critérios utilizados estão a participação no município no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 nas categorias A, B, C ou D; ter destinos já promovidos em âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e pelo menos um consolidado no mercado internacional; e ter patrimônios mundiais da humanidade, eleitos pela Unesco, nas rotas contempladas. Também foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico.
 
 
Secomd
 


Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.