ACE e ACS da Prefeitura de Conde participam de capacitação sobre a malária na UFPB




Os Agentes de combate às endemias e os Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Conde participaram de uma capacitação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobre a malária e seu vetor.

A capacitação foi promovida pela Professora Doutora Marília Gabriela dos Santos Cavalcanti, do Departamento de Fisiologia e Patologia, do Centro de Ciências da Saúde da UFPB e também desenvolve em Conde, em parceria com a Secretaria de Saúde, pesquisa de campo sobre a Malária. Na equipe da capacitação também participaram Fábio Marcel S Santos, Sérgio Joel de Souza, Francisco de Assis da Silva, Severino Cavalcante Leite e Hermano José Tavares Lins.

Durante a atividade, temas como a Malária no Brasil, na Paraíba e em Conde, o parasita, seu ciclo biológico e como o protozoário interage com hospedeiro (vertebrado e vetor), as manifestações clínicas, tratamento e profilaxia foram discutidos. O foco da capacitação também foi a abordagem do vetor da Malária, o mosquito Prego (Anopheles),  bem como as principais diferenças dele com o Culex e Aedes Aegypti, vetores de outras arboviroses, enfatizando as principais diferenças nas fases de larva, pupa e adulto.

De acordo com a Secretária de Saúde, Renata Martins,  "as parcerias com as instituições de ensino pública da Paraíba são extremamente importantes para potencializar o processo de trabalho de nossos trabalhadores, com enfoques práticos que facilitam o aprendizado. Além disso, no combate à Malária, a parceria com a UFPB tem sido extremamente valiosa vez que essa instituição estuda a doença há anos e pode nos auxiliar em formas de combater o mosquito vetor."




Secomd






Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.