Secretaria de Saúde de Conde promove ação de combate à malária em Gurugi



A Prefeitura de Conde por meio da Secretaria de Saúde realizou no último sábado (09), o “Dia D de Combate à Malária” na região de Gurugi. A ação intersetorial que mobilizou todas as Secretarias e Coordenadorias realizou testes rápidos, conscientização da população, esclarecimentos sobre sintomas e de como se prevenir contra a doença.

De acordo com a secretária de saúde, Renata Martins, “com o registro do último caso na região de Gurugi, resolvemos reforçar as ações aqui na comunidade. As equipes de ACS e ACE visitaram as casas, fizeram a entrega de materiais informativos e deram as orientações necessárias para prevenir a doença, como também como proceder no caso de sintomas suspeitos”, disse.
Dona Severina, moradora de Gurugi falou que “é importante este trabalho que estão fazendo, porque às vezes, ficamos em dúvidas sobre os sintomas e assim com tudo ainda mais explicado, sabemos quem procurar e não tomar qualquer medicamento” destacou.

Entre os cuidados que devem ser tomados, o uso de repelente, evitar áreas de  matas e rios, principalmente no início da manhã e final da tarde (horários que o mosquito costuma agir e se reproduzir), usar roupas claras, mosquiteiros e evitar o acúmulo de lixo e água parada, são de fundamental importância.

As equipes continuam realizando diariamente os trabalhos de busca ativa, que é feito casa a casa na busca de possíveis locais onde possam ser criadouros do mosquito e também com as ações de borrifação intradomiciliar, que é e aplicação do inseticida em áreas definidas, evitando que o veneno se espalhe prejudicando outros insetos e animais da região.

A Secretaria de Saúde destaca que qualquer sintoma suspeito como, febre, calafrios, mal estar, cansaço, fraqueza, dor lombar e dor de cabeça, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para que seja feito o teste rápido ou o de gota espessa. O Pronto Atendimento (Policlínica), no Centro de Conde, que funciona 24 horas por dia, também está atendendo casos suspeitos e realizando os testes. Como os sintomas são parecidos com os de outras patologias, como a zika, dengue e chicungunya, é de fundamental importância procurar o serviço de saúde, para que todos os procedimentos necessários sejam realizados.


Secomd



Nenhum comentário:

Caco Pereira Comunicação & Consultoria. Tecnologia do Blogger.